Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Capitania investiga causas do acidente com balsa que matou pescador no Pará

Passageiros chegaram a avistar pescador, mas comandante não conseguiu desviar (Foto: Reprodução/ TV Tapajós)
O acidente envolvendo uma balsa e uma bajara – pequena embarcação motorizada utilizada na região – e que terminou na morte de um pescador, por volta de 22h de sexta-feira (18), no Rio Amazonas, próximo a comunidade rural Santana do Tapará, no município de Monte Alegre, está sendo investigado pela Capitania Fluvial de Santarém, oeste do Pará. De acordo com o comandante Fluvial, Capitão Robson Oberdan, há indícios de que a vítima não utilizava colete salva-vidas e nem iluminação de sinalização.

Para ajudar nas investigações a Capitania irá contar os laudos dos exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) na vítima. “Fizemos a perícia na balsa e nos destroços da bajara e vamos solicitar alguns exames complementares do IML para identificar as condições da vítima. Também podemos solicitar tripulantes e passageiros para prestar depoimento, além de recolher documentação da embarcação”, explicou o capitão.

O inquérito administrativo do órgão segue paralelamente ao policial que apura os fatos que levaram a morte do pescador. A Capitania tem 90 dias, desde a abertura do inquérito para identificar quais foram a causas e apontar os possíveis responsáveis. Ao serem identificados, o Tribunal Marítimo poderá aplicar penalidades como suspensão de habilitação e apreensão de embarcação.

Diante do fato, o capitão reforça as orientações do regulamento internacional para evitar colisões. “Embarcações pequenas como a bajara, avistando embarcação maior tem que manobrar. E a noite tem que ter uma sinalização para que a maior possa vê-la à distancia, além de obrigatoriamente estar com colete salva-vidas”, recomendou Oberdan.

Acidente

O fato aconteceu por volta das 22 horas, quando o pescador Oildes Pereira Miranda, de 62 anos, retornava para casa, que é próximo ao porto de onde a balsa, que transporta veículos e passageiros para Santarém, estava saindo.
A menos de cinco minutos do porto, a balsa passou sobre a canoa que ele navegava. As pessoas chegaram a avistar a canoa, mas o comandante não teve tempo de desviar.





G1/Santarém


Nenhum comentário:

Postar um comentário