Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Ibama acusado de promover terror na região de Novo Progresso


A Operação Onda Verde desencadeada pelo Ibama, com apoio da Força Nacional, na região de Novo Progresso, no Pará, tem causado destruição de máquinas e equipamentos de madeireiros e garimpeiros. Tais ações estão causando indignações revolta de empresários, moradores, trabalhadores e outros segmentos dos municípios onde a operação está sendo realizada, causando prejuízo econômico.

Em ação cinematográfica, no mês de junho deste ano, agentes do GEF (Grupo Especializado de Fiscalização do Ibama) incendiaram  balsas de garimpo. Os fiscais ambientais do Ibama destruíram balsas no Rio Novo, Água Branca e no rio Jamanxim.
Agentes do Ibama e da Força Nacional combatendo
desmatamento e garimpagem e extração de madeira ilegal
As operações do Ibama, agora com apoio de 100 homens da Força Nacional, na região de Novo Progresso, estão intensificadas. Garimpeiros, madeireiros e desmatadores estão na mira do meio ambiente. A população está apreensiva e acredita que a medida vem em represália a destruição de viaturas do Ibama em Cachoeira da Serra, que estavam sendo levadas para Santarém, que atenderia a região em torno ao município de Novo Progresso.
Balsa usada na garimpagem sendo destruída pelos agentes
O garimpeiro Luiz Barbudo, antigo na região, foi o primeiro que teve sua balsa destruída com ação dos fiscais no município de Itaituba. Logo em seguida no Rio Novo dentro no limite da Flona Jamanxim, próximo ao Parque (Parna) Rio Novo, o alvo foi o  garimpeiro antigo na região “Zé Branco”, que teve seu equipamento destruído na operação dos fiscais ambientais. Estima se que as duas balsas somam a quantia de mais de 2,5 milhões de reais, que foram destruídas pelo fogo ambientalista.
No dia 27 de julho, outro alvo foi o garimpeiro BatGirl, de Itaituba, que foi surpreendido pelos fiscais do Ibama, trabalhando com uma balsa escariante no Rio Jamanxim, nas proximidades da comunidade de Jardim do Ouro, município de Itaituba, e teve toda estrutura destruída pela operação dos fiscais ambientais, que estão usando toda a força para promover destruição na região.
Máquina sendo destruída durante uma operação
Segundo a chefe da fiscalização do órgão ambiental para o sudoeste do Pará, Maria Luiza de Souza, toda a região depende economicamente do crime ambiental, principalmente garimpo, exploração madeireira e a pecuária em cima do desmatamento, atividades em que é comum o envolvimento de políticos locais e grandes empresários.
“Da maneira que eu vejo, a exploração da Amazônia é insustentável. É aquela coisa do extrativismo. Vamos tirar, acabar tudo e depois a gente vê o que dá”, declarou Maria Luiza de Souza.
“Não somos bandidos. Ladrões são os de colarinho branco, os congressistas”, afirmou um empresário do ramo madeireiro que teve maquinários destruídos.
AMEAÇA DE MORTE: Uma ameaça, publicada no Facebook e dirigida à chefe da fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para o sudoeste do Pará, Maria Luiza de Souza, ocorre em meio à crescente hostilidade contra agentes ambientais no entorno da BR-163. No mês passado, cem homens da Força Nacional foram enviados a Novo Progresso (1.630 km de Belém) após oito caminhonetes novas destinadas ao Ibama terem sido incendiadas, em 7 de julho.

A região é o principal foco de desmatamento ilegal na Amazônia. Mesmo assim, o presidente Michel Temer enviou ao Congresso um projeto de lei que retira 349 mil hectares da Floresta Nacional do Jamanxim, para legalizar grileiros e posseiros que ocupam a unidade de conservação.
O ataque a Maria Luiza, acompanhado de outras ameaças, como “Logo queimam essa vagabunda”, aparece nos comentários de um texto publicado por Adecio Piran, diretor do jornal “Folha do Progresso”, o principal da região.
 “Novo Progresso tem sérios problemas de ilegalidade com relação à legislação ambiental, envolvendo grileiros, garimpeiros e madeireiros. Nesse quadro, a gerente do Ibama que responde pela região tem recebido perigosas ameaças, que já estão sendo todas devidamente investigadas pela Polícia Federal”, diz a presidente do Ibama, Suely Araújo, que determinou o bloqueio de todas as serrarias da região em resposta à queima das caminhonetes.
“A fiscalização ambiental do Ibama não será bloqueada por pressões de criminosos”, completou Suely Araújo.
O autor da ameaça é Ademir Lourenço de Oliveira. Em seu perfil no Facebook, se apresenta como morador de Trairão, outra cidade da região, cuja economia gira em torno do garimpo e da exploração ilegal de madeira. Em uma das fotos em seu perfil, Oliveira aparece diante de um caminhão carregado de toras. Um amigo aconselha nos comentários: “Cuidado com o Ibama, brother”. A resposta foi três emojis de joinha.
Aristides teve sua casa destruída e tudo que tinha dentro
O agricultor Aristides teve sua casa destruída durante uma ação dos agentes na região de Novo Progresso. “Saí para trabalhar na roça, plantando batata e macaxeira, quando voltei encontrei minha casa queimada e tudo que tinha dentro foi destruído. Agora não tenho nada. Não sei o que fazer”, disse Aristides.
Um empresário que possuía uma madeireira e que foi fechada por ordem da presidência do Ibama, como forma de retaliação, após uma cegonha com várias viaturas que seriam levadas para o Ibama de Santarém terem sido queimadas, disse que o desemprego está incontrolável na região, pois o município de Novo progresso vive da extração de madeira e do gado, está impedida de trabalhar.
O fato é que a população está para explodir com as ações do Ibama e da Força Nacional na região. Se nada for feito pelas autoridades para frear essa onda de destruição em máquinas, balsas, madeireiras, etc, algo grave pode acontecer e aí será tarde demais.



RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário