Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Petição pública denuncia perseguição a índios do Acre e pede intervenção nacional

Perseguição a índios Huni Kuî, do Acre, gera denúncia e manifesto online
Uma petição pública online foi criada nesta quarta-feira (23), em São Paulo, para sensibilizar as autoridades brasileiras sobre problemas que uma comunidade indígena do Acre vem enfrentando. Segundo o documento que pede assinatura dos internautas, indígenas dos povos Huni Kuî vem sofrendo retaliação por granjeiros e ruralistas que atuam ao longo da AC-475 no município de Plácido de Castro.

De acordo com a change.org, a comunidade indígena vem sofrendo ameaças de invasão, calunias e preconceitos. “No dia 23/08/2017, nas primeiras horas da manhã, granjeiros invadiram e destruíram o espaço com argumentação de reintegração de posse, lembrando que a comunidade vem sendo atacada nos últimos dois anos, seja por ameaças, ataques, ou incêndios criminosos na área”, relatou Raphael Hoffman autor da petição.
Nos últimos dias o clima na região ficou complicado e delicado. Um vídeo nas redes sociais gravado por um indígena conta que um granjeiro colocou ontem, pela manhã, cerca de 20 capatazes para cercar e destruir parte das plantações da comunidade, impedido o acesso ao igarapé, ao Centro de convivência e parte do Centro das mulheres e o que sobrou do roçado.
“A comunidade está sendo violada em todos os sentidos e direitos. Neste momento, de violação dos direitos humanos, pedimos ajuda de todos, para que possamos reaver os direitos dos nossos irmãos índios e a dignidade deles seja preservada, havendo de uma vez por toda a concessão legal do Parque Ecológico ao Centro Huwã Karu Yuxibu”, acrescentou o autor do documento.
O baixa-assinado pretende obter 1 mil assinaturas. Em pouco mais de 12 horas, o site já possuía 700 manifestações. O documento será entregue à Funai, SPI, Comissão dos Direitos Humanos, Associação Indígenas, PNGATI, STF, MPF, Ministério do Meio Ambiente, Poderes legislativo, executivo e judiciário.


Folha do Acre


Nenhum comentário:

Postar um comentário