Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Adolescente morre com suspeita de H1N1 em Santarém


Adolescente morre com suspeita de H1N1 (reprodução)

Uma adolescente de 14 anos faleceu no último sábado (31), em Santarém, oeste do Pará, com suspeita de ter contraído o vírus da gripe H1N1. A adolescente, que morava no bairro Jutaí, foi levada ao Hospital Municipal de Santarém, Pará, (HMS),  e, após ter o quadro de saúde agravado, foi transferida para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) na última quinta-feira (29).

Os sintomas apresentados pela adolescente indicam o diagnóstico de gripe H1N1. "Tem suspeita sim, mas é estranho que ela não saiu de Santarém, a gente não tem outros casos registrados aqui. Apesar de a clínica ser muito compatível com o vírus: tosse, falta de ar, sangramento e evoluiu muito rápido também. Um dia ela se internou, no outro já foi entubada e depois faleceu", explica a médica infectologista do Controle de Infecção do HRBA, Mariana Quiroga. 

Ainda segundo a médica, a família relatou, inicialmente, que a adolescente estava com tosse há apenas uma semana, mas após o falecimento, informou que a tosse se prolongava há cerca de um mês. "Ontem encontrei com a médica que estava de plantão na hora que ela faleceu e ela disse que a família já contou que ela estava há um mês, mais ou menos, com a tosse. Isso já muda o quadro", completa a infectologista.

Na sexta-feira (30), dois dias antes de falecer, a adolescente teve de ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRBA e, no sábado, às 20h, veio a óbito.

A Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) de Santarém confirmou que recebeu o material coletado na adolescente, encaminhou para o Laboratório Central do Estado, em Belém, e aguarda o resultado.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não confirmou a suspeita. O HRBA também não se pronunciou sobre o caso.





G1/Santarém


Nenhum comentário:

Postar um comentário