Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, diz pesquisa


O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. Brasil já tem 61 transexuais e travestis assassinados em 2017. O país segue pelo sexto ano consecutivo como o que mais mata essa população no mundo; entidade nacional criou mapa com todos os casos registrados este ano.

Em 2016, foram 127, um a cada 3 dias. A expectativa de vida deles é de 35 anos, menos da metade da média nacional, que é de 75 anos. Os dados são do Grupo Gay da Bahia, e não faltam histórias Brasil afora que os comprovem. Os dados foram transformados em um mapa e disponibilizados pela Antra para facilitar a visibilidade da situação de transexuais e travestis no país. Por meio dele, é possível visualizar cada caso, o nome da vítima, local e forma do crime. Só até o dia 22 deste mês, foram 61 pessoas desta população mortas no país. São Paulo é o Estado que mais mata por transfobia, com sete casos este ano, seguido do Ceará (seis casos) e Bahia e Rio de Janeiro, com cinco casos cada um.


Uma delas é a história da travesti Dandara dos Santos, que foi espancada e assassinada por um grupo de jovens num bairro da periferia de Fortaleza (CE) no último dia 15 de fevereiro. Vizinhos assistiram à cena em plena luz do dia, mas não prestaram socorro. Um dos agressores gravou o espancamento, os pedidos de ajuda de Dandara e seus últimos minutos de vida. O caso está sendo investigado pela inspetora da polícia civil Vitória Holanda, uma amiga de infância de Dandara.


Uma casa para quem teve de sair de casa

 Em São Paulo, o repórter Guilherme Belarmino visita a Casa 1, um local no Centro da cidade que acolhe pessoas que foram expulsos de casa por causa da sexualidade. Iran Giusti, fundador da Casa 1, conta que o projeto, inaugurado em janeiro deste ano, começou com um financiamento coletivo feito na internet que arrecadou R$112,272 com a ajuda de 1048 colaboradores. “A gente recebe LGBTs que foram expulsos de casa e pessoas em situação de vulnerabilidade, então (casos de) violência psicológica e física sempre por causa de questões de orientação sexual e identidade de gênero”, explica ele.



A casa tem dez camas em um dormitório coletivo e funciona com doações de alimentos. Os moradores não pagam nada para morar ali. Cindy Breezy é uma das moradoras do espaço. “Já saí de casa três vezes e tentei voltar porque falavam que iriam mudar, que iam tentar me entender, e todas às vezes que eu voltava nunca isso acontecia. E toda vez que eu saía para tentar arrumar emprego, trans e negra, eu nunca conseguia. Mas para minha mãe e minha família, eu que não estava correndo atrás direito. Mas não é dessa forma.”





Realidade em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário