Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Falha em projeto vai limitar escoamento de energia de Jirau e Santo Antonio

Problema pode causar blecaute em São Paulo, para onde energia das duas hidrelétricas é levada. Concessionária terá que buscar nova área para instalar equipamento atingido.

REPRODUÇÃO

Uma falha de projeto vai limitar, por tempo indeterminado, o escoamento da energia produzida pelas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, que ficam no rio Madeira, em Rondônia.

A informação foi confirmada ao G1 pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Essa energia é transferida para São Paulo e há risco de o problema possa causar blecaute.

O projeto de escoamento de eletricidade de Jirau e Santo Antônio, que liga Rondônia a Araraquara, no interior paulista, conta com duas duplas de linhões. De acordo com o ONS, o problema atinge uma das duplas.

Os linhões contam com um equipamento chamado eletrodo de terra. Em uma das duplas, esse eletrodo de terra foi instalado numa região em que o solo é inadequado por conter uma placa de granito mais próxima da superfície que o indicado.

Essa placa de granito está causando interferência no funcionamento do eletrodo de terra, o que reduz a segurança na operação da dupla de linhões atingida.

O risco é que, no caso de falha em uma das linhas, a outra pode parar de operar se o eletrodo não funcionar corretamente. Ou seja, a transmissão na dupla de linhões pode cair, o que geraria um blecaute.

A outra dupla de linhões, onde não há problema no eletrodo de terra, continuaria funcionando normalmente, mas a quantidade de energia transmitida de Rondônia para SP seria reduzida pela metade nessa situação.

Restrição

Por conta do problema no eletrodo, o ONS reduziu de 6,3 mil MW para 4,7 mil MW a quantidade de energia que pode ser escoada pela dupla de linhões atingida.

Segundo o ONS, no momento essa restrição não impacta o fornecimento de energia em São Paulo porque, com a seca na região Norte, Jirau e Santo Antônio estão produzindo bem abaixo dos 4,7 mil MW.

Entretanto, o risco de blecaute aumenta nos próximos meses já que a concessionária IE Madeira, que é responsável pela construção e operação da linha de transmissão com problema, terá que encontrar uma nova área para instalar o eletrodo de terra. Não será necessário construir um novo linhão.

Até que a mudança seja feita, informou o ONS, o envio de energia das hidrelétricas para SP ficará restrito.

G1 procurou a concessionária IE Madeira e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.

Jirau e Santo Antônio

Leiloada em maio de 2008, a Jirau é a terceira maior hidrelétrica do país: conta com 50 turbinas para geração de energia e capacidade instalada de 3.750 MW. Ela foi inaugurada oficialmente em dezembro de 2016 e custou R$ 19 bilhões.

A hidrelétrica de Santo Antônio conta com 50 turbinas e capacidade instalada de 3.568 MW. As obras começaram em setembro de 2008 e terminaram em dezembro de 2016, ao custo estimado de R$ 20 bilhões.

Juntas, Jirau e Santo Antônio têm capacidade para atender a cerca de 40 milhões de pessoas.






G1/RO



Nenhum comentário:

Postar um comentário