Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Enchente em Marabá: Defesa Civil Inicia Preparativos

Nesta terça-feira (31), o nível do Rio Tocantins atingiu a cota de 8,35 metros acima do nível normal, faltando pouco mais de 1,5 metro para atingir a cota de alerta (10 metros). Com isso, a Defesa Civil Municipal já iniciou seu plano de contingência, para garantir a retirada segura das famílias que poderão ser atingidas pela subida do Rio Tocantins.
Segundo Márcio Costa, coordenador da Defesa Civil Municipal, na semana passada, caiu muita chuva tanto em Marabá quanto na cabeceira do Rio Tocantins, por isso o nível das águas se elevou assustadoramente, contrariando até mesmo as previsões da Eletronorte.
Márcio Costa deixou claro também que a ideia inicial é construir 400 abrigos e mais na frente, se houver necessidade, novos abrigos serão erguidos, já com apoio dos demais órgãos que integram a defesa civil.
Ainda de acordo com Márcio Costa, o plano de contingência da Defesa Civil já está pronto e nele estão contidas as atribuições de cada órgão envolvido, como as Secretarias de Assistência Social e de Saúde, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro, os quais devem começar a atuar quando o número de desabrigados subir.
“Neste primeiro momento, nós vamos ficar em dois, ou três veículos e à medida que o rio for subindo, a gente deve aumentar nosso contingente. E quando a gente não der conta sozinho, vamos acionar os órgãos que integram a Defesa Civil”, explica Márcio Costa.
A ideia inicial da Defesa Civil é construir abrigos logo na primeira semana de janeiro, de forma preventiva, para evitar o corre-corre que é comum em períodos de enchente em Marabá.


Folha do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário