Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Lente de contato dental: o que é e para que serve


Foto: Divulgação

Além do tradicional aparelho ortodôntico, os especialistas na área dental desenvolveram técnicas mais discretas de corrigir o sorriso. Uma dessas opções são as chamadas lentes de contato dentais.
O cirurgião-dentista Oswaldo Scopin, especialista em prótese dental, explica o que é e em quais casos esse tipo de tratamento dental é indicado.
O que é
São lâminas finas de cerâmica ou porcelana coladas ao esmalte do dente para corrigir manchas leves, imperfeições, lascas e fraturas. Segundo o especialista, comparada com as técnicas tradicionais de laminados e coroas, a ‘lente de contato’ preserva muito mais a estrutura dental.
Como funciona
O especialista diz que, depois de colada, a faceta adquire resistência ao desgaste semelhante ao esmalte dental. “A durabilidade de qualquer restauração indireta é de aproximadamente dez anos, podendo durar mais ou menos de acordo com vários fatores, desde a indicação e execução clínica, até os cuidados do paciente durante a manutenção”, completa.
Foto: Divulgação
Para quem é indicado
De acordo com Scopin, a técnica é indicada para pessoas com dentes muito espaçados, mal posicionados ou irregulares, mas que não tenham nenhum problema severo na articulação temporomandibular (ATM).
“Costumo indicar ‘lentes de contato’ para pacientes adultos que já terminaram a fase de crescimento facial e que tenham um sorriso que necessita de acréscimo de material, principalmente quando não há necessidade de preparo ou desgaste dental. Um bom exemplo são os pacientes que têm dentes anteriores desgastados”, resume o especialista.
Escurecimento
Fumantes e pessoas que ingerem muito café, vinho ou chá devem estar cientes que essas substâncias podem escurecer as lentes dentais. Segundo Scopin, isso pode ser revertido por meio de um clareamento dental antes da colocação da lente deixando uma margem de 21 dias entre uma técnica e outra.
Contraindicação
“A lente de contato dental só não é indicada para crianças e adolescentes, ou quando o paciente já tem prótese de porcelana ou cerâmica no dente”, afirma o cirurgião-dentista.
Preço
De acordo com o especialista, por se tratar de uma técnica sofisticada, o valor de cada peça poderá variar entre R$ 1.500 e R$ 5 mil.
Foto: Divulgação





ORM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário