Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Municípios paraenses receberão ação contra malária

Itaituba, Anajás e Jacareacanga são os municípios prioritários no combate à malária no Pará. Foi o que definiu na manhã de ontem a segunda Reunião de Avaliação de Controle da Malária, com representantes de municípios. A reunião é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

“A cada ano avaliamos a situação e essa reunião serve para termos resultados mais fidedignos”, disse o coordenador estadual do Programa de Controle da Malária, Cláudio Cardoso.
As três cidades estão em estado grave. Porém, em todo o Pará, 17 municípios detêm 90% da malária, aponta a Sespa: Afuá, Anajás, Ananindeua, Belém, Breves, Chaves, Cametá, Goianésia, Ipixuna do Pará, Limoeiro do Ajuru, Maracanã, Moju, Paragominas, Portel, São Caetano de Odivelas e Tucuruí.
“Houve redução. No ano passado eram 24 municípios. As estratégias para combate da doença estão funcionando bem”, avaliou Cardoso. “Uma das medidas fundamentais foi o uso dos mosquiteiros, que reduzem contato com a picada. Antes, era preciso andar horas para conseguir um laboratório e fazer o exame. Agora ficou mais fácil e há os testes rápidos”, disse Cardoso.



Diário do Pará


Nenhum comentário:

Postar um comentário