Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Detran do Amazonas sofre 'efeito cascata' após operação da Polícia Civil

Apesar do remanejamento de servidores, a fila de espera para a realização do exame de direção estava grande
Os exames de direção no Complexo de Treinamento de Direção Veicular (CTDV) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), na Zona Norte de Manaus, Amazonas, foram suspensos ontem por falta de examinadores. A medida ocorreu depois que os oitos examinadores que continuam trabalhando no local cruzaram os braços, em protesto contra a sobrecarga de trabalho, e foram ao encontro do diretor-presidente do órgão, Leonel Feitoza, cobrar providências para aumentar o número de profissionais.

A suspensão causou um pequeno tumulto no complexo de treinamento, com candidatos que se sentiram revoltados. Eles informaram que estavam no local e hora marcada e que foram prejudicados pela suspensão. O Detran-AM informou que os candidatos que não realizaram a prova ontem poderão remarcar e fazer o exame até o próximo sábado. Alguns o farão nesta quarta-feira, conforme o Detran-AM.
A sobrecarga de exames para os oitos examinadores é uma consequência do trabalho que desarticulou, na semana passada, uma quadrilha, o que resultou na prisão de 13 pessoas, sendo sete servidores do Detran-AM. Eles  integravam um esquema de fraude que aprovava candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mediante dinheiro. Desde a desarticulação da quadrilha, os candidatos reclamam da demora nos exames.
Os examinadores passaram duas horas e meia com Leonel Feitosa. Segundo o Detran-AM, os profissionais pedem celeridade no remanejamento de pessoal. Contudo, o órgão esclareceu que, para ser examinador, não bastar ser apenas servidor. Por este motivo, o Detran-AM está fazendo um levantamento interno para identificar quem tem curso específico de examinador. Ainda não há previsão para normalizar o serviço no CTDV.  
Filas

Até segunda-feira, as filas de carros com candidatos para fazer o exame eram grandes durante todo o dia, devido à falta de examinadores, e deve continuar assim. Segundo um instrutor de auto-escola que não quis se identificar, os testes têm demorado mais de uma hora para serem completados.
O instrutor explicou que o teste de uma de suas alunas estava agendado para às 9h e somente às 11h conseguiu finalizar o percurso. “As provas agendadas para 11h estão sendo concluídas 13h, o que desgasta muito o candidato que precisa lidar com o nervosismo da prova e ainda com a demora”, disse o instrutor.
Para a candidata Sophia Lira, 21, que realizou o teste pela segunda vez, a falta dos examinadores que foram presos é evidente e a tendência é piorar, já que muitas pessoas terão a chance de refazer o exame. “É preciso aumentar o número de examinadores, pois dessa forma vai ser impossível atender a demanda diária e mais os candidatos que se sentiram prejudicados”, acrescentou Sophia.
Demora

A estudante de odontologia Thalissa Rocha, 19, foi uma das pessoas que se sentiu lesada pelo esquema de fraude de exames. De acordo com Thalissa, durante a primeira prova, em maio, um dos examinadores perguntou se a estudante tinha dinheiro e, ao ouvir a resposta negativa, a reprovou na metade do percurso. “Fiz o teste de garagem e baliza, mas quando cheguei no percurso de rua, o examinador perguntou se eu tinha dinheiro”, disse Thalissa.
Com a prova remarcada para o dia 20 de agosto, a estudante espera que a decisão seja revista e que o novo teste seja antecipado, pois a demora para remarcação é outro problema enfrentando por quem busca a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A industriária Maria Elisa Pinheiro de Souza, 28, esteve no Detran-AM para regularizar o veículo na manhã de segunda-feira e foi atendida somente depois de 1h30. “O número de funcionários é insuficiente para atender a demanda e isso não é um problema recente”, disse Maria Elisa.
De acordo com o Detran-AM, servidores do órgão que possuem o curso de examinador estão sendo remanejados para a área de provas conforme a necessidade, porém isso não afeta o atendimento nos outros setores.
Fraude

A operação policial Apáte desarticulou a quadrilha especializada em fraudar provas do Detran-AM e emitir a CNH, mediante pagamento. Segundo a polícia, o grupo tinha um lucro de, pelo menos, R$ 800 por dia.


A Crítica


Nenhum comentário:

Postar um comentário