Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Empresa responsável por entreposto da ZFM de Santarém será anunciada em agosto

A construção de três pistas na avenida Cuiabá, segundo o prefeito, prevê a diminuição do canteiro central existente. (Foto: João Machado/G1)
Prefeitura cogita possibilidade de instalação em
área da Rodovia BR-163  (Foto: João Machado/G1)
Em entrevista à TV Tapajós, na noite de quinta-feira (24), o prefeito de Santarém, Alexandre Von, informou que a empresa vencedora da licitação, responsável pela instalação do entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) na cidade, será apresentada no mês de agosto. O edital foi aberto no dia 20 de janeiro.

Segundo Von, a previsão foi anunciada durante reunião na Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz), com o governador do Estado, José Melo, e secretário da fazenda, Afonso Lobo, nesta semana. O encontro serviu para ultimar os preparativos para instalação do armazém geral da ZFM.

Em janeiro deste ano, Lobo informou que a previsão era que o entreposto começasse a operar em 6 meses, ou seja, neste mês de julho, mas, em maio, a abertura dos envelopes com documentos das propostas técnicas e de preço das empresas habilitadas no edital de licitação pública precisou ser adiada por causa de questionamentos feitos por duas empresas, que pediam esclarecimentos de itens do edital. A Secretaria garantiu que esclareceu as dúvidas e a licitação prosseguiu.

Local do Armazém

Em fevereiro, a Prefeitura de Santarém, oeste do Pará, por meio do secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Júnior, informou em entrevista ao G1, que considerava a possibilidade de instalar o entreposto da Zona Franca de Manaus no município, em uma área na Rodovia BR-163. A área deve ser de 10 mil m² a 50 mil m².

Em contato com a assessoria da prefeitura na manhã desta sexta-feira (27), o G1 foi informado que a área ainda não foi definida, pois quem deve apontar o espaço é a empresa vencedora da licitação. Assim que anunciada a responsável pelo empreendimento, o local deverá ser imediatamente definido, mas ainda terá que passar por aprovação da prefeitura municipal para identificar se a área é adequada para instalação.

A assessoria esclareceu, ainda, que ainda no mês de agosto será assinado o contrato entre Prefeitura de Santarém, Governo do Amazonas e a empresa. Caso não haja contestação do resultado final, todos os tramites legais deverão ser seguidos de acordo com o edital.


Funcionamento

Com o entreposto, os produtos fabricados no polo industrial de Manaus serão transportados para Santarém e guardados em um grande armazém. Assim, o município vai prestar serviços sobre armazenagem e distribuição, incidindo, sobre isso, a cobrança de Imposto Sobre Serviços (ISS) e de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O protocolo do ICMS assinado entre os governos do Pará e Amazonas, em setembro do ano passado, suspende a incidência de imposto dos produtos oriundos de Manaus e armazenados no entreposto. O imposto só será cobrado na saída - no momento da venda definitiva do fabricante para o varejo ou atacado.





G1/Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário