Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Suspeitos de participar de esquema no Detran do Amazonas estão no interior, diz polícia



O delegado do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto ( Fera), Fábio Silva, informou que  a polícia trabalha com a hipótese de que os três suspeitos de participar da quadrilha que fraudava a emissão de carteiras de habilitação no Amazonas ainda foragidos estão no interior do Estado.
"Conforme o andamento das investigações, acreditamos que eles tenham fugido para o interior do Amazonas no intuito de reunir mais pessoas, abrir novas auto-escolas e dar sequência ao esquema fraudulento da quadrilha", comentou o delegado responsável pelas investigações do caso. A identidade dos foragidos e suas respectivas auto-escolas não foram divulgadas para não comprometer as investigações.
Segundo Fábio Silva, os outros doze envolvidos, entre instrutores de auto-escolas e examinadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), já foram ouvidos pelo grupo Fera, que trabalha em parceria com a Secretaria-Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e encaminhados para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus.
O delegado afirmou ainda que acredita que, em breve, todos os envolvidos na quadrilha serão capturados e presos. "A pedido do próprio Detran nós demos início a esta investigação há cerca de quatro meses. Com este tempo de preparo tivemos o cuidado de pegar os cabeças da gangue, justamente para desmantelá-la. Capturando os três restantes, a quadrilha estará eliminada", afirmou.
De acordo com Fábio Silva, as 1850 pessoas que tiveram suas CNHs fraudulentas canceladas poderiam, se analisadas individualmente, serem acusadas de corrupção ativa, contudo, para ele, a absoluta maioria foi vítima de extorsão.
"Cerca de 99,9% destas pessoas foram vítimas de extorsão por parte de funcionários do Detran ou de auto-escolas. Os candidatos são constantemente reprovados nas provas, até o momento em que um funcionário aprova essa pessoa mediante pagamento prévio de determinado valor. Sob pressão, e com medo de perder o processo, o candidato acaba cedendo e paga para passar", concluiu o delegado.
Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, todas as pessoas que tiveram suas carteiras canceladas terão que refazer todo o processo, desde o início.  "Para tanto, estas pessoas que tiveram suas CNHs canceladas deverão refazer todo o processo, incluindo os exames médicos, as aulas e os testes", afirmou o presidente.
Para Leonel Feitosa, caso a população não procurasse esse tipo de "atalho" na hora de obter a CNH, a quadrilha não teria durado tanto tempo. "Infelizmente, a culpa não é somente dos instrutores e examinadores corruptos, a culpa é também da população, que procura e alimenta o crime. Se ninguém procurasse, não haveria pessoas oferecendo  a carteira fraudulenta", opinou ele.
O presidente ressaltou ainda que, quando assumiu o cargo, em março de 2013, já havia denúncias dos próprios funcionários  sobre a ação criminosa de certos colegas de trabalho que, mediante pagamento, faziam alterações no sistema e aprovavam candidatos considerados inaptos a obter a CNH.
Segundo ele, para resolver o problema da falta de funcionários, outros que possuam o curso de examinador estão sendo temporariamente remanejados da sede do Detran-AM para o pátio de testes. "No momento não faremos concursos para novos examinadores", concluiu o presidente.




D24Am


Nenhum comentário:

Postar um comentário