A Força Aérea Brasileira (FAB)
confirmou na noite desta terça-feira (22), que o avião bimotor Beechcraf Baron,
desaparecido desde o dia 18 de março, foi encontrado em um local de difícil
acesso, próximo ao município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará.
Devido às baixas
condições de visibilidade, as equipes de busca da FAB só retornarão ao local na
manhã desta quarta-feira (23), para concluir a operação de resgate. Ainda não há
informações a respeito das vítimas. O bimotor decolou do aeroporto de Itaituba às
11h40 do dia 18 de março e sumiu 1h20 depois de o piloto ter feito o último
contato pelo rádio. Desde então, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizava
buscas na região. Além das buscas aéreas, participaram voluntários, que incluem
moradores de Jacareacanga, funcionários do Distrito Sanitário Indígena e
indígenas da tribo Munduruku.
O Ministério da Saúde divulgou o nome
das pessoas que estavam a bordo: as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina
Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o
motorista Ari Lima, além do piloto Luiz Feltrin. Uma das passageiras chegou a
mandar mensagens de celular avisando que o avião passava por problemas. No
primeiro SMS, enviado às 12h47, a técnica em enfermagem Rayline Campos avisava
o tio Rubélio Santos sobre o perigo que enfrentava. "Tio to em temporal e
um motr parou avisa a mae q amo muit tods ...to aflita..to em pânico...se eu
sair bem aviso...to perto do jkre...reza por nos...n avisa a tia ainda...
(sic)", dizia a mensagem. No segundo torpedo, emitido às 12h48, a
passageira pediu socorro. "O motor ta parando.socorro tio tio (sic)."
Um avião P-3 Orion, com capacidade de
identificar metais, o mesmo modelo usado nas buscas pelo avião desaparecido da
Malaysia Airlines foi deslocado para ajudar nas buscas. Nesta terça-feira a
Marinha confirmou que reforçaria as buscas pela aeronave, mas a equipe de 12
homens só chegaria no município de Jacareacanga nesta quarta. De acordo a
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave desaparecida,
de matrícula PR-LMN, estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o
Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.
G1/PA
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