Começa hoje (22). a Campanha
Nacional de Vacinação contra a Gripe. Este ano, a imunização deve atingir mais
crianças do que em anos anteriores, já que a faixa etária definida pelo
Ministério da Saúde foi ampliada. Com a nova regra, crianças de 6 meses a menos
de 5 anos poderão ser vacinadas. No ano passado, apenas crianças com até 2 anos
podiam receber a vacina.
Representantes
do governo acreditam que a ampliação dessa faixa etária vai beneficiar tanto as
crianças quanto outros grupos vulneráveis, como menores de 6 meses de idade que
ainda são amamentados, idosos e pessoas com doenças crônicas.
A
campanha continua até 9 de maio e a meta do governo é vacinar pelo menos 80% do
público, que representa 49,6 milhões de crianças. A vacina também será disponibilizada
para grupos considerados mais vulneráveis à gripe, como as pessoas com 60 anos
ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mães até 45 dias
após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema
prisional.
O
Ministério da Saúde ainda incluiu pessoas que têm doenças crônicas não
transmissíveis ou que estão em condições clínicas especiais, mas não definiu
uma meta a ser atingida nesses casos. Essas pessoas terão que apresentar
prescrição médica no ato da vacinação
A escolha
dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde
(OMS), e o governo brasileiro se baseia em estudos que apontam que a vacinação
pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de
39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
De
acordo com o ministério, serão distribuídos 53,5 milhões de doses da vacina,
capazes de proteger pessoa de três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e
influenza B). O material será distribuído para 65 mil postos de vacinação e 240
mil pessoas estarão envolvidas na imunização.
Para os
locais de mais difícil acesso, o governo anunciou que vai disponibilizar 27 mil
veículos terrestres, marítimos e fluviais.
O tema
deste ano será Vacinação contra a Gripe: Você Não Pode Faltar, e a campanha
será veiculada na TV, no rádio, na mídia impressa e internet, com custo total
de R$ 14 milhões.
Agência Brasil
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