A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos
Humanos (SDDH) lança, nesta terça-feira (10), a publicação “Direito humano à
educação na Amazônia: uma questão de justiça”. O documento, elaborado por
pesquisadores e ativistas que trabalham com educação pública, apresenta um
raio-x das condições educacionais da Amazônia, especialmente do Pará, e indica,
principalmente, a necessidade de que conceitos de direitos humanos sejam
aplicados ao processo educativo.
Causas do caos
Entre as condições verificadas e que dão base para o dossiê da SDDH, estão a discrepância no tratamento dado ao Pará, e à Amazônia de forma geral, pelas políticas públicas federais, que não levam em consideração as particularidades regionais. “A aplicação de políticas públicas que destoam da realidade local e que, na prática, não resolvem os problemas que o Pará enfrenta é uma das questões mais difíceis de solucionar”, diz Flávia Marçal.
Além disso, a SDDH também aponta para um problema com os próprios índices da educação, que levam em conta apenas variáveis técnicas, como o número de matrículas, aprovação e reprovação, e deixam de lado uma avaliação qualitativa. “Nós partimos do ponto de vista que para se começar a resolver os problemas temos hoje na educação, é necessário um olhar diferenciado para o nosso Estado, para a nossa região. Ou nenhuma política implementada será eficiente para resolver os problemas”, finaliza Flávia.
DOL, com informações da SDDH
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