Audiência pública na cidade de Trairão, oeste do Pará, na
rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá), sabatinou o representante do Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). A audiência foi organizada por
uma comissão sob a presidência do empresário Angelo Barasuol, morador da região
há mais de 40 anos.
Foram convidados para a audiência pública o representante
do Dnit, engenheiro Roberto de Oliveira, para prestar esclarecimentos sobre a
forma irregular com que foram concluídas as obras da rodovia, especialmente no
trecho urbano de Trairão. Mais de 3 mil pessoas lotaram o salão paroquial da
cidade.
O engenheiro Roberto informou que as obras, no trecho de
responsabilidade da empresa Construtora Brasileira e Mineradora (CBEMI), foram
concluídas fora do prazo e que a Superintendência do Dnit no Estado está ciente
da situação.
Só neste ano, nove carretas do tipo bi-trem tombaram, provocando
milhões de reais em prejuízos. Pelo menos seis pessoas morreram. Na manhã da
última quarta-feira, uma outra carreta tombou em uma curva, a 25 quilômetros do
centro de Trairão.
O motorista disse que perdeu o controle da carreta e tombou
em um abismo de aproximados 4,5 metros de profundidade. A carga da carreta,
composta de produtos diversos, incluindo alimentos e bebidas, foi parcialmente
saqueada, em uma ação que exigiu a presença da Polícia Militar e de um grupo
privado de agentes de segurança.
Segundo projeções da Associação Comercial de
Itaituba, atualmente a BR-163 tem um fluxo diário que vai de setecentas e
oitocentas e cinquenta carretas por dia. Até dezembro deste ano, este número
poderá dobrar e até triplicar, conforme o andamento das obras de construção de
outros terminais na zona portuária de Itaituba.
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