Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

População revoltada com descaso do governo vai interditar BR 163

Juvercílio Pereira, presidente da Comunidade de Corpus Christi
Juvercílio Pereira, presidente da Comunidade de Corpus Christi
Associações de moradores de comunidades do planalto santareno preparam um manifesto para interditar a rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), na próxima quarta-feira, 25. Membros de 23 comunidades localizadas às margens da BR-163, nos municípios de Santarém, Belterra, Rurópolis, Placas e Mojuí dos Campos confirmaram presença no manifesto.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Corpus Christi, Juvercílio Pereira, o “Juva”, a manifestação vai iniciar por volta das 08 horas do dia 25, no quilômetro 140 da BR-163, no município de Belterra.

“Em 2010 foi realizado um manifesto na BR-163 reivindicando a expansão da rede de energia elétrica. Naquela ocasião, o Grupo Gestor junto ao Ministério Público Federal (MPF) e a Celpa firmaram um compromisso com as comunidades. Entretanto, depois de 4 anos a meta ainda não foi cumprida”, denuncia Juva.

O objetivo da manifestação, segundo ele, é reivindicar a efetivação do programa do Governo Federal “Luz Para Todos” nas comunidades localizadas entre os quilômetros 92 e 157 da BR-163, nos municípios de Belterra e Placas, em virtude do não cumprimento do acordo firmado e assinado com o Grupo Gestor do “Luz Para Todos”, em 2010.

“Na época, a Celpa alcançou a meta de apenas 30% das famílias. Hoje, a população não tem mais condições de esperar o beneficio, até porque o projeto assinado pela presidente Dilma vai expirar em dezembro deste ano”, aponta Juva.

Além da efetivação da rede de energia elétrica, os comunitários fazem, também, as seguintes reivindicações: Telefonia móvel (Oi, Tim, Vivo e Claro); Contrato de Concessão de Uso (CCU) junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Título definitivo junto ao Incra; Declaração de Aptidão ao Pronaf junto ao Incra; Declaração de RB (Relação de beneficiários do Incra) e recuperação e manutenção das estradas junto ao Incra.

“As lideranças comunitários reuniram e tomaram a decisão de interditar a BR-163 por três dias. Aproximadamente mil e quinhentas pessoas vão participar do protesto. Outras questões que afetam os projetos de assentamento e que o Incra não resolve serão reivindicadas durante os três dias de protesto”, avisa Juvercílio Pereira.

Para ele, a área em questão está praticamente abandonada pela gestão do Incra. “A Superintendência de Santarém está deixando a desejar no assentamento que foi implantado em 1997 e tem cerca de 17 anos de abandono. Já era pra terem feito melhorias para as pessoas, porque 60% dos moradores ainda não foram atendidos pelos projetos do Governo”, afirma Juva.





RG 15/O Impacto


Nenhum comentário:

Postar um comentário