A inundação de cachoeiras sagradas,
que deram lugar à construção da hidrelétrica de Teles Pires, localizada na
divisa entre Pará e Mato Grosso, deu início a uma luta indígena pelo resgate
das urnas funerárias que foram retiradas e levadas pelo empreendimento em 2014.
Elas representam a vida dos ancestrais da etnia, que classifica o caso como
“roubo” –a empresa diz que fez um “resgate” (leia mais abaixo).As
corredeiras Sete Quedas envolvem mais do que um local na Amazônia de guarda de
restos mortais ou rituais. “Para o povo Munduruku, é um lugar sagrado, onde
vive a Mãe dos Peixes, um músico chamado Karupi, o espírito Karubixexé e os espíritos
dos antepassados”, explica dossiê do Fórum Teles Pires, apresentado em junho, e
que analisou o impacto das barragens para os indígenas.
O rio Teles Pires é afluente do rio Tapajós. A usina hidrelétrica Teles
Pires foi um empreendimento contemplado no PAC (Programa de Aceleração do
Crescimento). Ela tem potência instalada de 1.820 megawatts –energia suficiente
para abastecer uma população de 5 milhões de pessoas.
“Para nós, é como se fizessem uma construção aqui onde estão
os nossos cemitérios”, compara a antropóloga Fernanda Silva, que integra o
fórum e desde 2013 atua na região em projetos de fortalecimento dos direitos
indígenas. “A cachoeira era a moradia dos espíritos deles, que é para lá que
vão quando morrem. Para eles, é um lugar vivo”, afirma.
Silva conta que, desde que o local foi inundado para a obra, houve
desorganização da vida na etnia. “Eles sofrem acidentes, isso causa brigas,
desentendimentos e doenças, porque os espíritos retornam e incomodam. Eles não
separam, como nós, o mudo real do espiritual; é tudo intricado. [A saída] Foi
muito nociva para eles”, complementa.
Índios querem pedido de desculpas da empresa
As urnas foram retiradas da cachoeira
durante os trabalhos arqueológicos da pré-obra. “Nossas urnas foram retiradas,
mas nunca fomos ouvidos em nada”, diz Kabaiwun Munduruku, uma das lideranças do
povo.Desde que foram levadas, os índios –que sempre se manifestaram contra a
obra– dizem que pediram, sem sucesso, para ter acesso às urnas. Cerca de 200
deles ocuparam o canteiro de obras da usina hidrelétrica de São Manoel, no
último dia 15 –a obra está sendo erguida na mesma bacia e faz parte do complexo
de quatro hidrelétricas.
A coordenadora da mobilização indígena, Ana Poxo, recebe o diretor da usina Antonio Brasiliano em reunião na ocupação |
Os índios ficaram no local até a madrugada do dia 20, um dia após
reunião que contou com empreendedores e o presidente da Funai (Fundação
Nacional do Índio), Franklimberg de Freitas.
A Funai informou, em nota, que a visita foi “satisfatória” e conseguiu,
entre os pontos, assegurar aos indígenas uma visita às urnas.
“Fizemos a visita, a cerimônia”, diz Kabaiwun, explicando, porém, que só
devolver não é suficiente. “A gente está aqui com a expectativa de a empresa
vir pedir desculpa dentro do nosso território. A gente vai estar esperando e
preparando. Os pajés também vão receber os empreendedores”, afirma a líder.
Urnas estão em museu em Mato Grosso
As peças estão, desde o início do
mês, em uma sala de reserva técnica do Museu de História Natural, em Alta
Floresta (MT). Segundo a hidrelétrica, o local foi destinado “especialmente
para sua guarda e acondicionamento”.Depois da visita dos índios, no dia 21,
ficou combinada uma futura devolução das peças. Mas o retorno não será tão
simples porque o local sagrado foi destruído.
“A gente sabe que, de onde foi retirado, já foi tudo para o fundo. Essa
é uma decisão [do novo local] dos pajés. Só com uma decisão deles é que podemos
fazer isso. Nenhuma mulher ou cacique pode decidir”, explica Kabaiwun.
Após deixaram o museu, os pajés divulgaram carta em que relatam terem
ouvido dos antepassados uma cobrança “porque suas moradias não existem mais”.
“As urnas devem ser devolvidas e não ficar com Pariwat [homem branco]. Nós
vamos escolher um novo local para eles”, diz.
No texto, os pajés dizem ainda que os ancestrais estavam divididos entre
a alegria de rever os índios e a tristeza com a retirada forçada da cachoeira.
“Os espíritos, que estão vivos, ficaram felizes com a nossa visita, [mas] eles
estavam chorando e com fome, e nós oferecemos as bebidas para eles e sentimos a
presença deles”, pontua.
Segundo a antropóloga Fernanda Silva, há registros de indígenas na
região em períodos ancestrais. “Não tem datação exata porque não há como
especificar. Mas se sabe que a região tem indígenas há séculos. Os mundurukus
estão aqui há mais de 200 anos”, explica.
Protesto no canteiro de obras da usina São Manoel, no rio Teles Pires |
Hoje, segundo ela, existem cerca de 15 mil índios em 138 aldeias
espalhadas por Mato Grosso, Pará e Amazonas. Por conta de estarem espalhados
pela Amazônia, ela prevê consultas das aldeias aos pajés (que são orientadores
espirituais dos índios) para definição do local onde irá as urnas. “É uma
logística bastante complexa e é algo tão importante para eles que se reúnem em
uma grande assembleia”, explica.
Hidrelétrica diz que preservará peças até definição de destino
A Hidrelétrica de São Manoel informou
que as urnas estariam em posse da usina de Teles Pires e que ela é que deveria
se pronunciar sobre o caso.Já a Companhia Hidrelétrica Teles Pires informou ao
UOL que trata a retirada das peças como “resgate” e que os “12 vasilhames
cerâmicos” foram “catalogados pela empresa Documento Cultural, responsável
pelos estudos”.
Ainda segundo a empresa, o procedimento de guarda foi feito após
orientações do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e
do MPF (Ministério Público Federal).
A hidrelétrica ainda disse que, desde “o resgate e a catalogação, sempre
manteve o material sob sua guarda em Alta Floresta, em ambiente devidamente
climatizado e com umidade monitorada”. “Desse modo, até que o povo munduruku
aponte o local adequado à destinação final das peças, com a concordância e
anuência da Funai e do Iphan, a companhia garante a guarda e preservação dos
vasilhames.”
Por: Carlos Madeiro
UOL
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