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quinta-feira, 13 de março de 2014

Ferrovia MT/PA recebe alterações no traçado e contempla TO e MA



O projeto de ferrovia que interliga Mato Grosso e Pará recebe alterações no traçado original para contemplar os estados de Tocantins e Maranhão.

De acordo com o idealizador do projeto, deputado José Riva (PSD), as mudanças contemplam a necessidade de promover a integração nacional, envolvendo as regiões centro-oeste, norte e nordeste do país.

O novo traçado continua partindo do município de Água Boa (MT), segue até Redenção (PA), parte para Colinas do Tocantins (TO) através de um ramal, ainda em projeto, que vai para Açailândia (MA) até chegar ao destino final, o porto de Itaqui em São Luis (MA), já em operação.

“Com aproximadamente mil km de traçado ferroviário, vamos chegar até a ferrovia Norte-Sul, utilizando mais ou menos 500 km dela até Açailandia e mais 500 km na ferrovia Carajás (PA) para exportar a produção por um porto de mar, aumentando a capacidade de embarque em navios maiores. A inclusão de outros dois estados é importante, principalmente para mostrar ao Governo Federal a integração com várias regiões do país, facilitando o ingresso do projeto no Sistema Nacional de Viação”, argumenta Riva.

O porto de Itaqui em São Luis também está entre os maiores calados do mundo, assim como Espadarte, no nordeste paraense, que era o porto que constava no traçado anterior, juntamente com Barcarena.

Além da integração com mais estados e regiões do país, o novo traçado também aumenta a eficiência do modal, pois reduz a distância a ser percorrida. Agora são apenas mil quilômetros, contra 1,8 mil km do projeto original.

FERROVIA – As alterações foram propostas pelo deputado federal Giovanni Queiroz (PDT/PA) em consonância com a equipe técnica do deputado Riva, que consideram maior viabilidade no projeto que já foi entregue à presidente Dilma Rousseff no mês passado, durante a abertura da colheita da safra 2013/2014, em Lucas do Rio Verde.

Também deve ser assinado nos próximos dias, termo de referência apresentado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a realização de pesquisa e metodologia do estudo para a coleta de dados sobre a viabilidade da proposta.






Matupá News



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