O
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que R$
4 milhões estão sendo investidos na recuperação da BR-163, a 7 km de Lucas do
Rio Verde, onde há cerca de 30 dias, o estouro da barragem de uma represa
causou o desmoronamento de parte do barranco, acostamento e meio-fio. O tráfego
permanece em meia pista. O DNIT informou ao Só Notícias que as maiores dificuldades
para concluir a recuperação são as constantes chuvas e logística, uma vez que a
região não oferece pedras de mão (rochas maiores, não trabalhadas) para o
serviço de contenção.
As doze carretas carregadas com este material virão de
regiões mais distantes. As equipes trabalham na regularização do solo e
reconstruirão o barranco com pedras de 20 a 50 centímetro de diâmetro cada uma.
O trabalho será feito em aproximadamente 250 metros de extensão. Até o momento,
apenas 20% dos trabalhos foram executados. A informação é que o prazo previsto
para conclusão é até 15 de abril.
Os estragos foram grandes e a pista foi
interditada para o asfalto não cair. Como o tráfego de carretas, caminhões,
ônibus e veículos é intenso na rodovia que liga o Nortão à capital, a
sinalização no trecho em meia pista é feita também à noite e de madrugada,
pelas equipes designadas pelo DNIT. A Polícia Rodoviária Federal faz o
acompanhamento para manter motoristas em alerta e passarem no local em baixa
velocidade.
Na madrugada em que a represa estourou a água invadiu a 163, um
veículo foi arrastado e o motorista conseguiu sair e se segurou em uma árvore
até ser resgatado pelos bombeiros. Na semana passada, mais um trecho da BR foi
interditado para obra, próximo a Terra Nova do Norte. A ponte sobre o rio
Esperança corre o risco de desabar e foi improvisado um desvio, da cidade para
a pista, para que o tráfego possa fluir.
Só Notícias
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