Anuário da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revela
que aumentou em Mato Grosso o número total de estradas (federais e estaduais)
classificadas como "ótimas". As ações do programa Pró-Estradas,
executadas nos dois primeiros anos da atual gestão, contribuíram para
posicionar o Estado em primeiro lugar no ranking do Centro-Oeste, neste
quesito.
Com base no “Anuário CNT do Transporte”, o Estado de Mato Grosso teve
uma evolução considerável na qualidade das estradas. Como efeito de comparação,
no ano de 2013 Mato Grosso ocupava o penúltimo lugar no ranking do Centro-Oeste
quando o assunto era a qualidade das estradas, a partir de aspectos como a
qualidade do pavimento e a sinalização das vias. À época, apenas 30 km da malha
de Mato Grosso tinham sido avaliados como ótimo, passando para 98 km em 2014,
445 km em 2015 e 620 km em 2016, conforme revela a metodologia utilizada pela
pesquisa.
O resultado se deve em parte ao fato de o Governo de Mato Grosso, por
meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), ter
concluído 1.430 km de asfalto nos dois primeiros anos da atual gestão,
considerando as obras de pavimentação (712 km) e de reconstrução (718 km)
executadas pelo programa Pró-Estradas. A meta é asfaltar 4 mil km com o auxílio
de diversos financiamentos e também com a contribuição do Fundo Estadual de
Transporte e Habitação (Fethab).
“Os números da pesquisa revelam que o
planejamento estratégico elaborado, e que vem sendo executado pelo Governo de
Mato Grosso, estão caminhando no rumo certo. Isso porque o Estado tem, ano após
ano, melhorado suas rodovias consideradas ótimas, apesar de existir ainda muito
a ser feito”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo
Duarte.
O Governo de Mato Grosso também revela que tem trabalhado de forma
estruturada para mudar esta realidade. Pela primeira vez na história, o
programa Pró-Estradas implantou ações focadas, não somente na pavimentação de
acesso aos municípios, mas também na reconstrução de rodovias que foram
recebidas por esta gestão em avançado estado de degradação, e também de
manutenção de rodovias pavimentadas e não pavimentadas estaduais.
Além disso,
Mato Grosso é um dos poucos estados brasileiros a continuar os investimentos em
pavimentação de rodovias mesmo durante esta que é a maior recessão econômica da
história. Em relação às rodovias não pavimentadas estaduais, o Governo de Mato
Grosso elaborou uma estratégia que conta com auxílio dos municípios. A Sinfra
distribuiu 5,6 milhões de litros de óleo diesel, nestes dois anos de gestão,
para as prefeituras utilizarem nos maquinários pesados que fazem a recuperação
de rodovias estaduais não pavimentadas dentro dos municípios.
A liberação do
combustível é autorizada para as prefeituras que firmaram Termos de Cooperação
Técnica (TCTs) com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística
(Sinfra). Em dois anos, foram celebrados 159 Termos de Cooperação na secretaria
adjunta de Engenharia da Sinfra. Em 2016, mais municípios podem firmar TCTs e
assim, aderir ao programa Pró-Estradas. Estas ações complementam os R$ 444
milhões em repasses do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) feitos
aos municípios.
Até o março de 2017, já foram mais de R$ 509 milhões para os
cofres das prefeituras, que, por força de lei, têm obrigação de aplicar estes
valores na manutenção de estradas de chão e de pontes de até 13 metros. Somado
a isso, o Governo, com maquinários próprios, tem atuado nas principais estradas
não pavimentadas assegurando a manutenção do trecho.
A pesquisa leva em
consideração tanto as estradas federais, como as estaduais. Trechos
concessionados estão entre os melhores. A atual gestão do Governo de Mato
Grosso, por meio da Sinfra, elabora estudos que revelam a possibilidade de
concessionar cerca de 1.400 km de rodovias estaduais, que poderão no futuro
melhorar mais a qualidade das estradas mato-grossenses.
Pesquisa CNT Transporte
A série histórica com os principais dados disponíveis no Brasil sobre o setor
transportador pode ser consultada no Anuário CNT do Transporte 2017, lançado
nesta quarta-feira (1º.06) pela Confederação Nacional do Transporte. O
documento está publicado na íntegra na internet
(anuariodotransporte.cnt.org.br). São mais de 800 tabelas que mostram a evolução
de todos os modais (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo), ao longo dos
últimos anos, com diferentes abordagens. Foram consolidadas informações dos
setores público e privado, inclusive resultados de pesquisas da CNT.
O produto
da Confederação, que chega à segunda edição neste ano, apresenta a dimensão e a
importância do setor transportador, tanto para o dia a dia da população quanto
para o crescimento da economia do país. A leitura do Anuário permite conhecer
as estatísticas brasileiras sobre movimentação de cargas e de pessoas,
infraestrutura, produção e frota de veículos e composição do setor. A
informação é do Gabinete de Comunicação.
Só Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário