O
Hospital Municipal e Pronto Socorro Municipal de Santarém, por meio do Serviço
de Arquivo Médico e Estatístico (SAME), divulgou dados sobre os atendimentos a
pacientes envolvidos em acidentes de trânsito, referentes ao ano de 2013. Foram
registradas 5.237 ocorrências. Em 2012, o número chegou a 4.961. Essa
totalidade é dividida em seis categorias de acidentes: motocicleta (3.239 em
2013 e 3.487 em 2012), carro (428 em 2013 e 299 em 2012), bicicleta (178 em
2013 e 93 em 2012), atropelamento (447 em 2013 e 311 em 2012), carro e moto
(549 em 2013 e 258 em 2012) e o tipo não especificado (396 em 2013 e 513 em
2012).
Os levantamentos são feitos mensalmente. Referindo-se aos três tipos com maior número de registros: moto, carro e carro e moto, os meses de maio e novembro do ano passado foram os que mais apresentaram atendimentos. Em maio, 302 ocorrências envolvendo motocicletas e em novembro, os dados mostram 48 registros de acidentados com carro e 75 na categoria carro e moto. Já em 2012, os meses de outubro, com 356 pacientes atendidos por acidentes envolvendo motos e dezembro com 41 atendimentos a casos com carro, e 31 ocorrências, que envolveram carro e moto, obtiveram os números mais expressivos daquele ano.
Os atendimentos a esses casos de acidentes de trânsito são feitos geralmente de forma emergencial no PSM, mas muitos deles passam a receber um acompanhamento pelo Serviço de Ortopedia e Traumatologia (SOT) do Hospital Municipal por conta das sequelas deixadas nas vítimas.
SEMC REÚNE COM BLOCOS DE ENREDO PARA TRATAR SOBRE O CARNAVAL 2014
Reunião entre a Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e os dirigentes da Associação das Agremiações Carnavalescas (ASAC)
A reunião entre a equipe da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e os dirigentes da Associação das Agremiações Carnavalescas (ASAC) ocorrida no final da tarde de ontem, segunda-feira (06/01), teve resultado positivo: apresentar propostas que melhor se adequem às atividades para o Carnaval 2014.
O titular da SEMC, Nato Aguiar, apresentou a proposta do calendário de atividades, no período de 28/02 a 05/03. Durante a reunião foi proposto à ASAC a realização de uma festa para arrecadar fundos, para escolha da Rainha e do Rei Momo, com data prevista para 08/02.
As batalhas de confetes nos bairros (conhecido como pré-carnaval) devem ser retiradas do calendário oficial. O secretário de Cultura considera que os custos são elevados e citou os recorrentes tumultos. “Essa despesa seria mais concentrada para fazer um carnaval mais bonito e mais participativo. Quanto aos recursos estamos levando uma proposta de subvenção dos blocos ao Executivo ainda essa semana”, disse.
A discussão sobre a mudança no local do corredor da folia da Avenida Tapajós vinda de anos anteriores foi retomada. Foi aventada pelo presidente da ASAC, Francisco Bernardo Gomes, a possibilidade do evento sair da orla e retornar à Avenida Barão do Rio Branco (sentido Travessa Silva Jardim), com concentração próximo à Praça das Flores.
Nesta terça-feira (07), a reunião acontece com os representantes da Liga Independente dos Blocos de Empolgação (LIBES).
PROCON INSCREVE PARA O CURSO VIRTUAL PARA JOVENS CONSUMIDORES
O Procon Municipal de Santarém começa na próxima quinta-feira, (09) as inscrições para o 1º ciclo de 2014 do Curso Virtual para o Jovem Consumidor. Idealizado pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) do Ministério da Justiça, em parceria com a Fundação Procon/São Paulo, o curso online é gratuito e informa jovens sobre relações de consumo, para que se tornem consumidores mais conscientes. Embora direcionado para o público jovem, o curso está disponível para consumidores de todas as idades. As inscrições encerram no dia 21 de janeiro.
As aulas, que iniciam no dia 06 de março, abordarão diversas temáticas como, saúde, educação, internet, consumo sustentável, dentre outros assuntos de interesse dos jovens.
Para se inscrever o consumidor deve se dirigir ao Procon Municipal, localizado na Avenida Borges Leal, 2558-altos, bairro de Aparecida, para o preenchimento da ficha de inscrição para que o Procon proceda o registro do consumidor na base de dados do ambiente virtual da ENDC. A carga horária do curso é de 60h/a, e todos os alunos que concluírem e forem aprovados no curso receberão um certificado da ENDC.
RG 15/O Impacto e CCOM/PMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário