Os sites chineses de venda pela internet oferecem há alguns dias
abridores de garrafas com a imagem do jogador de futebol uruguaio Luis Suárez,
que provocou um escândalo ao morder um rival em uma partida do Mundial.
A mordida de Suárez no italiano Chiellini na partida entre Itália e
Uruguai realizada no dia 24 de junho provocou comentários divertidos ou
indignados nas redes sociais chinesas. Diante disso, alguns empresários não
demoraram em tirar proveito.
Nos dias seguintes, dezenas de lojas virtuais, entre elas a plataforma
Taobao, muito popular na China, prometeram vender abridores de garrafas com a
imagem do jogador uruguaio.
Para isso recorreram a uma publicidade repleta de fotomontagens e
slogans como "uma boca, um abridor, uma dentada e já está aberto".
Neste sábado, um vendedor, GL, oferecia em Taobao dois modelos de
abridor com a imagem de Suárez, pelo módico preço de 16,80 iuanes (2,7
dólares).
O abridor, de borracha, mostra uma caricatura de Luis Suárez com a boca
aberta, mas que, em vez de ter dentes, possui um anel metálico que serve para
abrir as garrafas de cerveja.
O vendedor garante que as entregas começarão neste domingo, e outros
comerciantes do Taobao ofereciam modelos similares.
Já Peng Junxiang, chefe de uma empresa manufatureira de Guangdong (sul),
anunciou que já produziu e entregou ao menos 5.000 "abridores
Suárez", segundo declarações divulgadas neste sábado pelo jornal China
Daily.
No Weibo, o Twitter chinês, alguns internautas ironizavam: "De qualquer
forma são abridores 'made in China', não esperem, portanto, uma qualidade tão
boa quanto a de uma mordida de Suárez", comentava um deles.
afp.com / Portal do Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário