Lojas kolumbia - A sua melhor opção em preços.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Arena Pantanal: Secopa diz que incêndio não compromete obra de estádio



O secretário extraordinário da Copa em Mato Grosso, Maurício Guimarães, negou nesta segunda-feira (17), que a obra de construção da Arena Pantanal tenha sofrido abalos estruturais, após o incêndio do dia 25 de outubro do ano passado, conforme apontou reportagem publicada neste fim de semana pela agência de notícias Reuters Brasil. 
O estádio de Cuiabá vai receber quatro jogos da Copa do Mundo, no mês de junho.

“Mais uma vez, fica muito clara a demonstração de que querem, de toda forma, denegrir a imagem do Estado de Mato Grosso. Denegrir a nossa imagem, não só para nós aqui, mas para o Mundo. Mas não vão conseguir, porque estamos trabalhando com muita responsabilidade”, afirmou o secretário da Copa, em entrevista ao programa "Chamada Geral", da Rádio Mega FM.

"Não vamos admitir que fatos como esse comprometam a realização da Copa do Mundo na capital e ponha em dúvida o trabalho que está sendo executado”, disse o secretário. 

Segundo a reportagem, um relatório do Ministério Público levanta dúvidas sobre se o estádio estará pronto para a competição e por que os funcionários do Governo do Estado insistiram em dizer que o incêndio foi sem importância.

O relatório de 18 páginas, preparado em dezembro pelo Ministério Público do Mato Grosso, alerta que o incêndio causou "danos estruturais",que "poderiam comprometer a estabilidade global da construção". Leia a reportagem AQUI

“Este relatório no qual se baseou a Reuters é de um engenheiro. Mas existem outros relatórios dos demais engenheiros, inclusive professores da UFMT [Universidade Federal de Mato Grosso~]”, argumentou Guimarães, na entrevista. 

Ainda de acordo o secretário, não está confirmada, para esta segunda-feira (17), a vinda de um inspetor independente para fazer uma vistoria na obra, segundo apontou reportagem da Reuters. 

“Conversei bastante com dirigentes da Fifa, neste final de semana. Eles não me comunicaram isso. E se acontecer, de certa forma, é até bom para legitimar o trabalho de vários engenheiros que identificaram que não houve dano estrutural no estádio”, afirmou o secretário da Copa. 

O incêndio, que a Polícia suspeita que pode ter sido proposital, ocorreu no subsolo de uma das duas principais arquibancadas, que vão receber cerca de 10 mil pessoas.

Os jogos da Copa do Mundo programados para acontecer em Cuiabá são: 13 de junho, Chile x Austrália; 17 de junho, Rússia x Coreia do Sul; 21 de junho, Nigéria x Bósnia; e 24 de junho, Japão x Colômbia.

"Sem danos"

No domingo (16), a Secopa divulgou uma nota de esclarecimento negando que a estrutura da Arena tenha sido abalada. 

Confira texto na íntegra:


"A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 esclarece que a estrutura da Arena Pantanal não sofreu danos estruturais em consequência do incêndio ocorrido no dia 25 de outubro de 2013, como publicado neste domingo (16 de fevereiro) pela agência de notícia Reuters.

A visita do engenheiro que elaborou o relatório do Ministério Público, citado na matéria, aconteceu em novembro do ano passado, antes das obras de recuperação serem realizadas.

Após perícia no local atingido pelo incêndio, todos os reparos necessários foram realizados, seguidos de testes de carga concentrada e ensaios de resistência das estruturas. As análises foram de responsabilidade de engenheiros especialistas em cálculo estrutural.

Os relatórios da empresa gerenciadora da obra da Arena Pantanal, Concremat Engenharia e Tecnologia S.A, entregues para a Secopa-MT garantem que não há dano na estrutura.

A Secopa-MT informa que estão confirmados todos os eventos programados para a Arena Pantanal, incluindo os dois jogos já confirmados como testes para a FIFA: Mixto x Santos pela Copa do Brasil e Luverdense x Vasco da Gama, pelo Campeonato Brasileiro da Série B".






Mídia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário